Visão Geral
- Aniversário: 11 de abril
- Fundação: 11 de abril de 1985
- Padroeiro (a):Sagrado Coração de Jesus
- Gentílio:Heliopoliense
- Cep: 48445-000
- População: 12987 (estimativa)
- Prefeito (a): ()
2021 - 2024
Índice
Cultura
A população de Heliópolis cresceu bastante, comparando-se com a população do povoado que originou o município. Com isto, as festas realizadas na cidade passaram a movimentar uma quantidade maior de pessoas, fazendo com que estas exigissem uma maior organização por parte dos administradores municipais.
As festas que movimentam o maior número de pessoas, em Heliópolis, são:
São Pedro – Festa tradicional da cidade e que chega a movimentar milhares de pessoas durante a realização do evento. Conta com uma estrutura constituída por dois palcos para apresentação das bandas, muitas oriundas da própria cidade, e bandas a nível nacional, nessa festa já tocou grandes artistas como; Luiz Gonzaga e Dorgival Dantas a festa também conta com inúmeras barracas, onde são encontradas comidas típicas e bebidas.
Festa do Sagrado Coração de Jesus – Esta festa religiosa atrai pessoas de toda a região. Todos os dias acontecem às missas tanto pela manhã quanto pela noite procedida por novena e procissões. No final acontecem shows com bandas locais e o coral da igreja com cânticos religiosos.
Geografia
A estrutura geológica do município de Heliópolis é composto pelos Arenitos, Argilitos e Paraconglomerados. (Fonte: SEI)
Clima
O clima de Heliópolis é o tropical sub-úmido a seco, onde as chuvas caem no inverno e as trovoadas no verão. Esse clima apresenta temperatura média anual de 18,8 a 25,4 graus centígrados, com máxima de 24,5 a 33 graus centígrados, e mínima de 14 a 22 graus centígrados. A pluviosidade média anual é de 850 milímetros. Devido à sua localização, a cidade de Heliópolis não é considerada Sertão e sim Agreste, que é uma faixa de terra bastante estreita na direção Leste/Oeste e alongada na direção Norte/Sul, situada entre o Sertão semi-árido e a Zona da Mata úmida. É uma área de transição entre essas duas sub-regiões. Seu clima não é tão seco quanto o do Sertão, nem tão úmido quanto o da Zona da Mata. (Fonte: SEI)
História
O primeiro nome do povoado que originou a cidade de Heliópolis na Bahia foi Pau Comprido. Para a origem desse nome há duas versões: a primeira afirma que o nome Pau Comprido surgiu na época que havia uma feira livre no povoado. Certo dia, houve uma briga tão violenta entre dois grupos de pessoas, dando início a uma rixa que durou tanto tempo, que o lugar ficou conhecido como a terra dos Pau Comprido. Uma outra versão, a mais aceita pela comunidade de hoje, diz que o nome surgiu ainda na época em que não havia nem mesmo habitações na região. José Umburana, fazendeiro e comerciante da época, decidiu apossar-se da área e, sob uma enorme árvore, iniciou a pratica de matar um boi sempre aos sábados e vender a carne àqueles que passavam pela região. Desta forma, outras pessoas também resolveram vender alguns produtos debaixo da referida árvore, iniciando assim uma pequena feira livre.
O nome Pau Comprido foi usado como referência pelas comunidades vizinhas ao local onde era realizada a pequena feira livre. Com o passar do tempo e o aumento de circulação de pessoas na área, iniciou a construção de uma igreja e, na sua volta, residências começaram a ser construídas, dando origem ao povoamento da região. Logo depois, o lugarejo passou a se chamar de Novo Amparo, situado no município de Ribeira do Amparo, onde obteve rápido crescimento, ganhando a condição de distrito com o nome de Heliópolis. Município criado com território desmembrado de Ribeira do Amparo, por força da Lei Estadual de 11 de abril de 1985. A sede foi elevada à categoria de cidade, quando da criação do município.