Detalhe do Programa
Responsável
Secretaria De Educação
Descrição
Metas
- Apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satelital e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica. - Destinar aos professores a possibilidade de conhecerem novos conteúdos educacionais. - Proporcionar aos estudantes o contato com as novas tecnologias educacionais. - Contribuir para que o ambiente escolar esteja preparado para receber a conexão de internet. - Garantir que os profissionais estejam preparados para implementar o programa, incorporar e usar componentes tecnológicos educacionais na sala de aula. - Investir na ampliação do acesso à conectividade e na aquisição de infraestrutura interna nas escolas públicas para melhorar a qualidade do ensino. - Estimular o protagonismo do estudante. - Incentivar a formação de professores e gestores em práticas pedagógicas que promovam o uso de tecnologia.
Indicadores
O Programa de Inovação Educação Conectada foi elaborado com quatro dimensões que se complementam, para que o uso de tecnologia digital tenha efeito positivo na educação: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura.
Resultados
O Programa será implementado em três fases: - Fase de indução (2017 a 2018): construção e implantação do Programa, com a meta de alcançar atendimento de 44,6% dos estudantes da educação básica; - Fase de expansão (2019 a 2021): ampliação da meta para alcançar atendimento de 85% dos estudantes da educação básica. Também será feita a avaliação dos resultados com base na formação, utilização dos recursos educacionais digitais e capacidade de gestão dos recursos financeiros e dispositivos legais disponíveis; - Fase de sustentabilidade (2022 a 2024): integralização do Programa para alcançar 100% dos alunos da educação básica, transformando o Programa em Política Pública de Inovação e Educação Conectada.